Unidades móveis do Sesc promovem saúde bucal e realizam exames em Boquim


Publicado em : 10/03/2021 | por Núcleo de Comunicação e Marketing Fecomércio/Sesc/Senac | Agência Comércio | Atualizado em: 22/03/2021



Moradoras do município tiveram acesso a mamografia e papanicolau.

As unidades móveis do Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc estão levando serviços odontológicos, exames de mama e de colo do útero para a população do município de Boquim, na região Sul de Sergipe. 

Iniciados no Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, os cuidados femininos vão continuar por duas semanas, com expectativa de atender a todas que estão na faixa etária para os exames específicos de mamografia digital e Papanicolau, popularmente conhecido como exame de lâmina. Ambos são essenciais para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer. 

Aparecida Farias destaca ações do Sesc para a promoção da saúde

Já a unidade de saúde bucal deve permanecer na cidade durante 90 dias, até que os tratamentos sejam concluídos. “É uma ação de respeito à vida, é uma ação onde todos que usam as duas unidades sabem do seu valor, sabem da necessidade de estarem tratando e fazendo os seus preventivos na mamografia e o exame de lâmina como também fazendo o seu tratamento odontológico”, destacou a diretora regional do Sesc, Aparecida Farias.

A presença das equipes especializadas e de toda a estrutura de clínica montada nas unidades dão um alívio na demanda local pelos serviços. Os atendimentos também incluíram ações educativas para a promoção da saúde.

Ana Lídia Nascimento destaca apoio do Sesc para a saúde da população

“Gostaríamos de agradecer pela parceria do Sesc na disponibilidade das duas unidades móveis porque atende as carências do município. Nós estamos reestruturando as equipes de saúde bucal e foi de grande valia essa disponibilização da unidade. A Saúde Mulher amplia os serviços de saúde da mulher no município trazendo a mamografia para perto da população e o exame citopatológico para ajudar no trabalho das equipes de Saúde da família”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde e Bem-Estar, Ana Lídia Nascimento de Barros.

Espera por consulta é em local aberto e arejado

A sala de espera em local aberto e respeitando o distanciamento social foi uma preocupação nesse período de pandemia. As equipes de saúde do Sesc também executam rigorosamente as medidas de higienização e desinfecção dos ambientes a cada troca de paciente. 

Prefeito de Boquim destaca a parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac

“Muito obrigada à Fecomércio, ao Sesc, muito obrigado ao deputado Laércio Oliveira por essa parceria sempre amiga aqui com o município”, ressaltou o prefeito de Boquim, Eraldo de Andrade.

Laércio fala da importância das unidades móveis do Sesc para a população

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, destacou a importância da continuidade do trabalho realizado pelas equipes das unidades móveis Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc para à população, dessa vez em Boquim. “Precisamos retomar a nossa rotina, seguindo todos os protocolos, tomando todos os cuidados necessários, mas precisamos atender as pessoas e cuidar delas. Essa é a principal função do Sesc, com os projetos relacionados a saúde”, enfatizou. 

Atendimentos

Carretas foram adaptadas em consultórios

A unidade móvel OdontoSesc é composta por equipamentos odontológicos de última geração com aparelho de Raio-X, autoclave, destiladora de água, ultrassom, fotopolimerizadores, barreiras esterilizadoras de ar, cubas ultrassônicas e plataforma de acessibilidade. A estrutura permite a realização de 48 atendimentos por dia com os serviços de radiografia, restauração, exodontia, periodontia, profilaxia e aplicação tópica de flúor.

A unidade Sesc Saúde Mulher inclui consultório ginecológico, sala de mamografia, banheiro e estrutura externa com espaço multimídia para ações educativas, recepção e sala de espera. O consultório itinerante tem capacidade de realização de 32 exames Papanicolau e 38 mamografias por dia. A mamografia é feita em mulheres na faixa etária dos 50 aos 69 anos e o exame de lâmina dos 25 aos 64 anos.


Autor : Núcleo de Comunicação e Marketing Fecomércio/Sesc/Senac | Agência Comércio
Categorias : Notícias