Sesc Saúde Mulher realiza exames preventivos contra o câncer em Boquim


Publicado em : 05/04/2021 | por Núcleo de Comunicação e Marketing Fecomércio/Sesc/Senac | Agência Comércio | Atualizado em: 12/04/2021



No total, foram mais de 300 mamografias e ‘exames de lâmina’.

A unidade móvel do Sesc Saúde Mulher realizou 187 mamografias e 138 exames de citologia durante as duas semanas de atendimentos no município de Boquim, na região Sul de Sergipe. A ação também incluiu atividades para a promoção da saúde.

As presenças da equipe especializada e de toda a estrutura do Sesc deram um alívio na demanda local pelos serviços. “Realizamos os exames gratuitamente por meio das parcerias firmadas com as prefeituras. Enviamos os exames para os laboratórios de patologia contratados pelo Sesc para análise dos exames de citologia e para o Hospital de Amor para fornecer os laudos da mamografia.  Os resultados serão entregues na Secretaria Municipal de Saúde de Boquim para eles entregarem às pacientes”, explicou a enfermeira do Sesc Saúde Mulher, Evelyn Santana.

Aparecida explicou que os resultados dos exames com alguma alteração são prioridade para a saúde municipal

A citologia para rastreio do câncer do colo do útero também é popularmente conhecida como exame de lâmina, papanicolau ou preventivo. A diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, explicou que os resultados dos exames com alguma alteração são colocados como prioridade para que a equipe de saúde municipal de imediato encaminhamento para os tratamentos.

Voltamos a atender as pessoas e cuidar delas, afirma o presidente Laércio

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, destacou a importância da iniciativa. “Seguindo todos os protocolos, tomando todos os cuidados necessários, voltamos a atender as pessoas e cuidar delas. Essa é a principal função do Sesc, com os projetos relacionados a saúde”, enfatizou. 

Vidas salvas

O Sesc Saúde Mulher iniciou em 2016 e nesses cinco anos já realizou cerca de 10,8 mil mamografias para o diagnóstico precoce do câncer de mama e mais de 9,8 mil exames de citologia para prevenção do câncer de colo de útero.

O serviço itinerante montado em uma carreta adaptada inclui consultório ginecológico, sala de mamografia, banheiro e estrutura externa com espaço multimídia para ações educativas, recepção e sala de espera. O consultório tem capacidade de realização de 32 exames papanicolau e 38 mamografias por dia. 

A sala de espera em local aberto e respeitando o distanciamento social foi uma preocupação nesse período de pandemia. As equipes de saúde do Sesc também executaram rigorosamente as medidas de higienização e desinfecção dos ambientes a cada troca de paciente. 

Prevenção

O rastreio de lesões percussoras do câncer do colo do útero é indicado através do exame citopatológico em mulheres a partir de 25 anos que já tiveram atividade sexual. Os exames devem seguir até os 64 anos quando, após essa idade, dois exames consecutivos, feitos em um intervalo de cinco anos, derem negativo. 

Já as mulheres com idade de 50 e 69 anos devem realizar mamografia anualmente.

Tags: ,
Autor : Núcleo de Comunicação e Marketing Fecomércio/Sesc/Senac | Agência Comércio
Categorias : Notícias