Sesc realiza webinar sobre o uso de tecnologias para a comunicação dos povos indígenas


Publicado em : 20/04/2021 | por Núcleo de Comunicação e Marketing Fecomércio/Sesc/Senac | Agência Comércio | Atualizado em: 26/04/2021



Evento vai trazer enlaces e diálogos dos povos originários entre o Brasil e o Canadá.

O Serviço Social do Comércio em Sergipe vai realizar o ‘Webinar Povos Originários Territórios e Telas: enlaces e diálogos entre Brasil e Canadá’ nesta quinta-feira (22), às 16h. O evento será transmitido pelo canal do Sesc Sergipe no Youtube.

O tema foi escolhido para debater o uso de instrumentos de comunicação por grupos indígenas de todo o mundo. Essas ferramentas, principalmente a produção de vídeos, possuem a capacidade de levar não somente a voz e a imagem, mas quadros emoldurados por territorialidades, agendas sociais, musicalidades e diversas formas de representação.

O encontro virtual vai contar com a participação dos jovens Yuriê Pankararu e Uakyrê Pankararu, do Brasil, e da pesquisadora canadense Sarah Shamash (PhD). A coordenadora de cultura do Sesc, Rita Simone, vai mediar o bate-papo.

Indígenas

Uakyrê Pankararu-Pataxó é moradora da Aldeia Cinta Vermelha-Jundiba. Permacultura, agroecologista e gestora ambiental pelo IFNMG – Campus Araçuaí. Atualmente é mestranda em Geografia (Unimontes).

Yuriê Pankararu é índígena do povo Pankararu, aldeia Brejo dos Padres (PE). É graduando em Fisioterapia pela Universidade de Brasília (UnB). Ele busca levar benefícios para a comunidade através da formação que está recebendo. O jovem diz que encontra na espiritualidade do seu povo o eixo do seu percurso.


Biografia

Sarah Shamash é artista, educadora, programadora de cinema e pesquisadora residente em Vancouver, no Canadá, onde vive com seu filho nos territórios (não cedidos) das Primeiras Nações Musqueam, Squamish e Tseil Watauth. Ela possui uma ligação importante com o Brasil, pois seu pai cresceu em nosso país, lugar em que ela possui uma grande família em Belo Horizonte.

Rita Simone é jornalista e pesquisadora. Atualmente é coordenadora do programa cultura do Sesc em Sergipe. Realiza pesquisas no Brasil e Canadá focando na soberania alimentar, comunicação e cultura dos povos indígenas e comunidades extrativistas.


Autor : Núcleo de Comunicação e Marketing Fecomércio/Sesc/Senac | Agência Comércio
Categorias : Notícias