Crianças aprendem sobre o corpo humano durante Mostra de Ciências da Escola Sesc


Publicado em : 30/07/2021 | por Comunicação Sesc Sergipe | Agência Comércio | Atualizado em: 04/08/2021

Os pequenos ficaram encantados com peças que imitam o corpo humano

O corpo humano é uma casa e, de forma lúdica e divertida, os alunos da Escola Sesc de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro aprenderam sobre o funcionamento dessa estrutura tão complexa e incrível durante a Mostra de Ciências da Educação Infantil. A iniciativa é resultado de semanas de atividades em sala de aula.

O evento aconteceu durante dois dias em cada unidade de ensino, isso para que todos os alunos pudessem ter acesso ao conteúdo, já que as turmas ainda estão se revezando entre aulas presenciais e online em dias alternados.


Momento ideal para trabalhar a criatividade com as crianças

“Todos os anos toda a equipe pedagógica faz um plano de ação onde fecundam várias ideias. Então, juntamente com a Sala de Ciências, as pedagogas se reuniram e entenderam que seria o momento ideal para trabalhar com as crianças a criatividade”, afirmou a diretora pedagógica da Escola Sesc, Vanessa Braz.

Ensino lúdico

As crianças reproduziram o formato do corpo humano com materiais diversos. De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Sesc, Elizabeth Lucena,cada idade tem uma experiência a ser adquirida.

“De 2 a 5 anos a gente planeja as atividades voltadas para essas crianças. Então foi utilizada a massinha de modelar, desenhos, montagem do próprio esqueleto com a construção do corpo humano. Então à medida da experiência que ele tem, do que foi passado, é oferecida a atividade dentro da capacidade da criança”, contou Elizabeth.

Os pequenos ficaram encantados com peças que imitam o corpo humano e o material tecnológico que estimulou os sentidos. Esses itens são da Sala de Ciências e ficam sempre disponíveis para os estudantes.

Tecnologia aliada

“Eu gostei do óculos que parece que o desenho vai sair do papel e desse aqui que faz o dedo ficar mais gigante e dá para ver as coisas mais de perto”, revelou a aluna Lara Gabriele Aquino da Silva se referindo aos óculos 3D e com a lente de aumento.


Óculos de realidade virtual estimularam os sentidos

A coordenadora da Sala de Ciências, Aline Pinto Silva, destacou quais materiais foram apresentados as crianças contemplando o ensino lúdico.


O esqueleto foi a sensação da Mostra

“Hoje trouxemos o torso onde mostra todos os órgãos e eles percebem onde cada um se encaixa e suas funções. Trouxemos o esqueleto que é a sensação, a nossa Josefina que eles deram o nome, também o crânio, o cérebro, partes do corpo que eles vivenciaram em sala e aula com as atividades, além do equipamento de realidade virtual e 3D”, listou Aline.


O tato também foi estimulado

Cuidados

Os protocolos de prevenção a transmissão da Covid-19 foram mantidos e todo o material exposto foi constantemente desinfectado com álcool à 70%.

A higiene das mãos também foi reforçada. E até o boneco e o esqueleto da Sala de Ciências utilizaram máscaras e as crianças perceberam a importância da prevenção.

A aluna Camila Marcela dos Santos Quintino percebeu que até o esqueleto e o torso estavam com máscara de proteção para destacar a importância de continuar com os cuidados para evitar o contágio da Covid-19.


Autor : Comunicação Sesc Sergipe | Agência Comércio
Categorias : Notícias