A ‘Donas da Terra: uma exposição de Ana Marinho’ será aberta ao público na próxima quinta-feira (16), as 18h, na Galeria de Arte Sesc Cícero Alves Santos – Véio, situada na Rua Senador Rollemberg, 77, no Bairro São José em Aracaju (SE) e para visitação, estará aberta ao público até o dia 7 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h30 as 18h30.
A mostra dá visibilidade à participação feminina durante o período de luta pelo território indígena Xokó, localizado a 200 km da capital sergipana, à margem direita do Rio São Francisco.
O trabalho é resultado da pesquisa documental e exploratória e da imersão da jornalista e mestranda em Antropologia, Ana Marinho, no território indígena desde julho de 2022.
De acordo com o Curador de Arte do Sesc Sergipe, José Rodrigues Júnior, o olhar sensível de Ana Marinho, ao potencializar e evidenciar essas oralituras de povos originários do nosso território, principalmente mulheres, indígenas e nordestinas, reafirma a importância de reconstruirmos narrativas a partir de novas perspectivas.
Acervo
A exposição é composta por dez fotografias impressas em fine art, sendo duas de autoria de Júlia Acácio Xokó, de 11 anos, e sete objetos de cerâmica produzidos por Dona Damiana, única ‘loiceira’ ainda na ativa na aldeia, além de um registro audiovisual com oralidades das conversas trocadas em momentos de compartilhamento e um compilado de imagens em movimento, além de escritos, produzidos a partir de frases das mulheres Xokó.
Vale ressaltar o talento da jovem Julia Xokó, que começou a fotografar há cerca de um ano e registrou algumas imagens de seus familiares e de crianças indígenas para a exposição.
Serviço
A Galeria de Arte Sesc funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O acesso é gratuito e a unidade conta ainda com o Café com Arte, que possui cardápio variado.
O espaço conta com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros, do Departamento Nacional do Sesc, dirigido por José Carlos Cirilo, e do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Sergipe, presidido por Marcos Andrade. Em Sergipe, o Sesc está sob a direção regional de Aparecida Farias.

