O Sesc realizou na última sexta-feira, 29/09, na Unidade Comércio, mais uma edição do Projeto Arte da Palavra. Desta vez o circuito oralidade contou com a apresentação da educadora e artista visual Nathalia Leal.
A programação contou com a participação dos alunos do Centro de Excelência Professor Paulo Freire e da Escola Estadual Poeta Garcia Rosa. A educadora realizou contação de histórias e musicalização embaladas pela temática indígena. Ela também expôs a confecção de etnojóias, instrumentos ancestrais, bordado, adornos étnicos e utensílios domésticos.
“No partilhar da memória pela oralidade, trago nossa versão empírica de nossas histórias, vivências, crenças e identidade indígena. Contrapondo estereótipos, folclorização e romantização do imaginário e projeto colonial reproduzido há séculos sobre nós”, disse a artista visual.
Nathalia Leal, indígena da nação Kariri do território de PE. Co-fundadora e organizadora do Slam da Retomada (primeira Batalha de Poesia da cidade de Paraty desde 2017, coletiva formada somente por mulheres indígenas). Contadora de histórias e educadora pelo Sesc Paraty em parceria com a Rede Mar de Leitores nas bibliotecas comunitárias e escolas públicas da cidade.
