Programação em homenagem ao Dia da Consciência Negra


Publicado em : 16/11/2020 | por Núcleo de Comunicação e Marketing Fecomércio/Sesc/Senac | Agência Comércio | Atualizado em: 16/11/2020



O Sesc Sergipe, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, realizará uma série de atividades. A data será marcada por uma programação que busca trazer uma reflexão sobre as relações étnico raciais na sociedade brasileira. O público será convidado a participar de oficinas, apresentações musicais e debates.

Na abertura, 18, as narrativas das Abayomi serão tema de oficina com Conceição Santos. Em seguida, às 19h, Ailton Krenak e Itamar Vieira participam de animada roda de conversa no circuito de autores do Arte da Palavra. No dia 19, as escritoras Débora Arruda e Fátima Oliveira realizam oficina e contação de história, respectivamente. Já no dia 20, os músicos Gledson Souza e Fábio Oliveira apresentarão os tons africanos nos sons brasilis. Carolina de Jesus e Conceição Evaristo serão tema das performances de Eduardo Freitas, Rita Basílio e Rosângela Cruz.

Para encerrar a programação da semana, a poeta Maria Glória, outorgada comendadora de São Cristóvão no último Fasc, fará recital a poesia na pandemia.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas aqui >>

18/11/2020

9 e 14h: Oficina Narrativas das Abayomi
Local: Sesc Socorro

Inspirada nos brinquedos que as mães traziam nos navios negreiros, a partir de tiras rasgadas de suas saias com a intenção de distrair seus filhos durante a viagem, a analista Conceição Santos realizará oficina dialógica sobre a importância de (re)conhecermos as relações étnico raciais que formam nossa sociedade.

19h: Arte da Palavra
Relações Étnico Raciais e Natureza
Local: Facebook Arte da Palavra

O escritor Ailton Krenak, autor de “O amanhã não está à venda” (2020) e fundador do Núcleo de Cultura Indígena, juntamente com Itamar Vieira, doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia, finalista do Prêmio Jabuti de Literatura com “A Oração do Carrasco” (2017), sob mediação de Rita Simone Barbosa, coordenadora de Cultura do Sesc, participarão do Circuito de Autores do projeto da Rede Sesc de Literatura.

19/11/2020

14h: Reabertura da Biblioteca do Sesc Socorro – Local: Espaço Cultural do Sesc

14h15: Os protocolos de mitigação ao Covid-19 e a Biblioteca do Sesc

14h30: Abertura da exposição Literatura e Africanidades: obras do acervo da Rede de Bibliotecas do Sesc em Sergipe

15h: Mama África, histórias e ancestralidades – Fátima Oliveira

19h: Palestra virtual: Oralidade e Memória: a contação de história como estratégia de sobrevivência, com Débora Arruda

20/11/2020

Local: Sesc Socorro

14h30: Música e Consciência Negra – Com Fábio Oliveira e Gledson Souza

15h30: Performance Poética “Carolina de Jesus”, com Rita Basílio e Rosângela Cruz.

16h30: Pescando a Poesia de Conceição Evaristo, com Eduardo Freitas.

17h: Maria Glória: a poesia na pandemia.

17h30: Debate

18/11/2020


Autor : Núcleo de Comunicação e Marketing Fecomércio/Sesc/Senac | Agência Comércio
Categorias : Notícias, Notícias Cultura