Dia Mundial do Meio Ambiente: o Sesc apoia e participa


Publicado em : 05/06/2020 | por Núcleo de Comunicação e Marketing Fecomércio/Sesc/Senac | Agência Comércio | Atualizado em: 05/06/2020



Nesta sexta-feira, 5 de junho, se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. E mesmo neste período de pandemia, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe dá valor à data, participando de ações dentro da Semana do Meio Ambiente, como também através da manutenção de projetos internos de cunho ambiental. Entre as programações, transmissões de lives com membros do sistema dedicados ao tema – e com presenças nacionais e internacionais – além da participação em eventos ligados à causa ambiental.

A data, instituída a partir de 1972 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), é celebrada mundialmente, visando provocar maior visibilidade aos problemas ambientais.

Ecos

No Sesc a ação é levada a sério, com o Ecos – Programa de Sustentabilidade CNC-Sesc-Senac, que é direcionado ao público interno da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Federações, Sesc e Senac. O programa consiste em um conjunto de ações planejadas e checadas continuamente, para conscientização dos funcionários, otimização dos recursos e mitigação dos impactos socioambientais relacionados às atividades destas organizações.

A coordenadora do programa Cultura do Sesc e membro do programa Ecos, Rita Simone, lembra também que as ações do programa “influenciam positivamente o meio ambiente, na medida em que criam um movimento reflexivo, mas também de ações práticas, referentes a sustentabilidade em seus três pilares: econômico, social e ambiental”. Além disso, os relatórios com as principais atividades desenvolvidas ano a ano estão disponíveis no site do Sesc Sergipe. No estado, diversas ações ambientais foram realizadas pela organização, como ações de reflorestamento, educação ambiental, exposições, rodas de conversa, campanhas de consumo consciente, entre outros.

Live

Uma das ações realizadas pelo Sesc foi uma live sobre o a Semana Mundial do Meio Ambiente, que ocorreu na última segunda-feira, dia 1º, onde a coordenadora Rita Simone foi entrevistada pelo jornalista Marcio Rocha, na rede social Instagram, que contou com a participação de ambientalistas de outros países e o coordenador nacional do Ecos, Mário Saladini. “A comunicação é crucial para o movimento em torno das questões ambientais. Ela tem a capacidade de sensibilizar a sociedade para a internalização da noção de sustentabilidade nas práticas do dia-a-dia. Para além de apoiar o fortalecimento do debate, a comunicação, desde que bem orientada, pode também eliminar equívocos. Sendo assim, a live foi relevante nesse processo, pois muitas pessoas participaram, tanto da rede Sesc quanto da sociedade circundante”, destaca Rita, que frisa também o caráter interdisciplinar do programa Cultura do Sesc Sergipe. “Cultura e natureza são indissociáveis. Para ilustrar a forma como nosso Departamento Regional se posiciona diante dessa relação, um bom exemplo é o vídeo que registrou nossa ação ano passado, ‘A Árvore do Livro”.

Outras ações Além da live realizada, o Sesc foi um dos parceiros do nas ações do coletivo colaborativo de Educomunicadores Ambientais, que está promovendo um evento virtual, com diversificadas ações sustentáveis em alusão à Semana de Meio Ambiente. O evento acontece até esta sexta-feira, 5, sendo gratuito e realizado no Instagram @emcasa_sustentavel. As ações realizadas pelo coletivo englobam uma programação itinerante com bate papos, rodas de conversas técnicas, lives, apresentação teatral, contação de histórias e diversas

Tags: , ,
Autor : Núcleo de Comunicação e Marketing Fecomércio/Sesc/Senac | Agência Comércio
Categorias : Notícias