Sesc Mais Lazer realiza atividades com alunos de escolas públicas


Publicado em : 06/06/2019 | por Helmo Góes | Agência Comércio | Atualizado em: 20/06/2019



Alunos de escolas públicas estão participando de atividades comemorativas à semana do meio ambiente, desenvolvidas no projeto Sesc Mais Lazer, na unidade Sesc Socorro. As atividades recreativas levaram as crianças a imergir no universo indígena, conhecendo a vida dos índios, plantas medicinais sua cultura e evolução social, por meio da vivência em ambiente decorado como uma aldeia indígena. Os educadores do Sesc incorporaram personagens da sociedade dos índios e levaram as crianças a conhecer suas tradições, cultura, crenças e a dançar o toré com o cacique, pajé e índios modernos.

As ações de recreação educacionais desenvolvidas com os alunos contaram também com a confecção de amuletos simbólicos indígenas e experimentar a culinária dos nativos brasileiros, bem como realização de experiências sensoriais e cognitivas. Tudo isso, aliado com informações de conscientização da preservação do meio ambiente, valorizando a importância dos quatro elementos da natureza.

A coordenadora de Lazer do Sesc, Mônica D’Arruda, explicou que as atividades são direcionadas para que as crianças tenham maior compreensão e sensibilidade para conviver com a natureza, despertando sua consciência ambiental e entendendo a cultura dos primeiros habitantes de nossa terra.

“O Sesc Mais Lazer é um projeto que visa ampliar as ações que acontecem nas atividades recreativas do Sesc, trabalhando a questão do meio ambiente, aplicando os conhecimentos do bem viver indígena para que conheçam melhor a sua origem e cultura. As crianças estão aprendendo crenças, valores e respeito à natureza na visão dos índios. A recreação é uma atividade que engloba diversas ações, como artes manuais, teatro e uma grande diversidade de vertentes da recreação, trazendo conhecimento para os participantes”, destacou.

Márcia Bickel, analista de recreação da Gerência de Lazer do Departamento Nacional do Sesc valorizou a realização da atividade, destacando a importância dos processos aplicados para a melhor formação das crianças por meio das atividades de desenvolvimento por meio da recreação.

“O Sesc Mais Lazer e um trabalho que desenvolve os processos educacionais informais, com ações como essa de comemoração à semana do meio ambiente, levando às crianças um entendimento melhor com a natureza. Levamos as crianças a terem maior compreensão da convivência harmoniosa com a natureza. Elas estão experimentando atividades recreativas com os elementos fundamentais da natureza, contribuindo para os processos educativos das escolas”, comentou.

Projeto Mais Lazer


Autor : Helmo Góes | Agência Comércio
Categorias : Notícias, Notícias Lazer