INSTantes Poéticos e conectividade


Publicado em : 15/03/2019 | por Agência Comércio de Notícias | Agência Comércio | Atualizado em: 15/06/2019

Foto : ´Luciel Oliveira

A diretora regional do Sesc, Aparecida Farias lançou no hall da Unidade Centro, o projeto Janelas Literárias, cujo objetivo é facilitar o acesso democrático às atividades literárias, por meio de exposições, rodas de leitura, oficinas, cursos, seminários e demais atividades.

O lançamento ocorreu no horário do almoço com a exposição INSTantes Poéticos, espaço interativo onde o público foi instigado a conhecer um pouco da obra da escritora Maria Lúcia Dal Farra, em especial, o seu poema A Violinista, recriando-o interativamente através de palavras fixadas em imãs, além de acessórios e imagem simbólica plotada na parede, que atraiu o olhar curioso e lúdico dos comerciários.

“As imagens da experimentação poética dos participantes poderão ser capturadas e marcadas em sua rede social. “O #sescliteratura é a chave para que a construção continue em casa, pois aquele que receber 30 curtidas, em um período de uma semana, irá ganhar o Kit “Poema Magnetizado”, para que possa prosseguir em seu exercício de criação e fruição”, explicou a coordenadora de cultura, Rita Simone Liberato.

A programação se estendeu até o final da tarde com um concerto de violino e violão realizado pelos professores Sarah Nascimento e Rodrygo Bestete, exibição do filme “Para Leopoldina”, seguido de debate com a atriz Diane Veloso; oficina de leitura e roda de conversa.

O evento contou com a participação de representantes da Rede Solidária de Mulheres, da Recigraxe, de professores da Universidade Federal de Sergipe, da Casa do Folclore (município de São Cristóvão) , colaboradores do Sesc, estudantes e comerciários.

De acordo com Aparecida Farias o projeto seguirá até outubro por intermédio de três eixos: Formação Continuada, Circulação da Produção Literária, Mediações e Experimentações. A programação ocorrerá nas unidades do Sesc em Aracaju e no município de Nossa Senhora do Socorro, e em praças públicas. O público poderá participar das atividades gratuitamente e a programação completa será divulgada através do sesc-se.com.br e nas redes sociais no período de realização.

Maria Lúcia Dal Farra

Internacionalmente conhecida por seus estudos sobre a escritora portuguesa Florbela Espanca, Dal Farra possui pós-doutorado pela Ecole Pratique Des Hautes Etudes de Paris (1981), pela Universidade de Lisboa (1985) e pela Universidade Federal de Sergipe (1992). Em 2002 foi a grande vencedora do Prêmio Jabuti, na categoria poesia, com o livro “Alumbramentos”, publicado pela Editora Iluminuras.

Janelas Literárias SESC SERGIPE

Autor : Agência Comércio de Notícias | Agência Comércio
Categorias : Notícias, Notícias Cultura