Balanço do Nordeste vence concurso de quadrilhas juninas “Seu Menino”, do Sesc


Publicado em : 14/06/2019 | por Helmo Góes | Agência Comércio | Atualizado em: 15/06/2019

Balanço do Nordeste emocionou o público presente no Charles Moritz - Foto : Jorge Coelho

Terminou na noite de quinta-feira, 13 de junho, mais uma edição do concurso de quadrilhas juninas “Seu Menino”, promovido pelo Sesc em Sergipe, que distribuiu 10 mil reais em prêmios para as finalistas. Foram quatro noites de puro espetáculo com apresentações de oito quadrilhas e a presença de milhares de pessoas no Ginásio Charles Moritz. Só na última noite, um público de cerca de 1.500 pessoas lotou a arena esportiva para acompanhar as apresentações dos grupos finalistas e a consagração da grande vencedora: a quadrilha junina Balanço do Nordeste, de Umbaúba.

Ao longo dos quatro dias, concorreram as quadrilhas Rosa dos Ventos, Rosa Dourada, Meu Sertão, Encanto do Matuto, Xodó da Vila, Peneirou Xerém, Balanço do Nordeste e Século XX. Na grande final, a convidada especial Unidos em Asa Branca apresentou o seu espetáculo intitulado “Tu vens”, com grandes sucessos de Alceu Valença. As apresentações encheram os olhos de pessoas de diversas idades que lotaram o Charles Moritz, levando o público ao delírio, arrancando aplausos e gritos de quem acompanhava. “Estou em Sergipe para aproveitar o São João e não poderia perder este espetáculo belíssimo que são as quadrilhas juninas”, disse a advogada Cecília Viana, que está em Sergipe com um grupo de turistas do Piauí.

A diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, ressaltou a beleza dos grupos juninos e o intuito do concurso organizado pela instituição. “As apresentações impressionaram pelo colorido das roupas e alegorias, pela alegria dos dançarinos, pela criatividade nas encenações e coreografias, ou seja, por tudo aquilo que faz das quadrilhas juninas um espetáculo único e uma das grandes expressões artísticas do povo nordestino. O objetivo do Sesc com o concurso ‘Seu Menino’ é tão somente valorizar os grupos que fazem esse trabalho com muito amor e dedicação, mantêm viva a cultura sergipana e nordestina e alegram ainda mais o nosso período junino”, declarou Aparecida.

Balanço do Nordeste
Oriunda de Umbaúba, leste sergipano, a quadrilha Balanço do Nordeste se apresentou no terceiro dia do concurso, encantou público e jurados e garantiu sua vaga na grande final. Com o tema “Colheita, cultura e religiosidade trazem o meu São João de volta”, o grupo fez uma apresentação contagiante e foi extremamente aplaudida pelo público. Balanço do Nordeste totalizou 300 pontos na avaliação dos jurados, apenas 0,1 à frente da segunda colocada, a quadrilha Meu Sertão, mas suficiente para ser consagrada a grande vencedora.

Em êxtase com o troféu de primeiro lugar, o prêmio de quatro mil reais e o título de campeã do concurso “Seu Menino”, quadrilheiros e torcedores fizeram festa no Charles Moritz. Após o anúncio, eles montaram uma grande roda e fizeram uma oração, acompanhada de gritos de guerra e muitos abraços.

O vice-presidente da Balanço do Nordeste, André Ribeiro, disse que o prêmio é um incentivo para que eles continuem fazendo o que amam. “Foram meses de esforço, luta, suor e trabalho e viemos hoje mostrar tudo o que preparamos. Tivemos falhas, mas graças a Deus deu certo e a gente agradece. Esse prêmio é um incentivo para a gente continuar nesse caminho, pois falta apoio e a luta é grande”, disse o vencedor.

Em breve divulgaremos o link completo para o álbum de fotos

Confira a vídeo da transmissão ao vivo no Facebook

Foto : Jorge Coelho
Tags: , , , ,
Autor : Helmo Góes | Agência Comércio
Categorias : Notícias, Notícias Cultura