Árvore do Livro: Sesc realiza evento ao ar livre no Dia do Meio Ambiente


Publicado em : 10/06/2019 | por Helmo Góes | Agência Comércio | Atualizado em: 12/06/2019

Crianças participam da Árvore do Livro - Foto : André Gusmão

No dia 05 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Sesc em Sergipe realiza uma intensa programação ao ar livre, misturando leitura e sustentabilidade, mais precisamente na praça Camerino, Centro de Aracaju. O público-alvo são as crianças e os adolescentes, além de transeuntes que circulam pelo local.

Participaram da abertura crianças da Escola Sesc Siqueira Campos, alunos do Senac e do Colégio Estadual Jackson de Figueiredo. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e o Ibama também prestigiaram o evento que ganhou o nome de “Árvore do Livro”.

“A mensagem que a gente quer passar para esses jovens é a de conscientização. De que precisamos preservar o meio ambiente para que as futuras gerações possam usufruir. Nós, enquanto adultos, precisamos ter essa consciência e ensinar às crianças os caminhos da sustentabilidade, do respeito ao ecossistema. Essa é a ideia deste evento, que tem patrocínio direto do Departamento Nacional do Sesc e apoio incondicional do presidente do Sistema Fecomércio, Laércio Oliveira”, declarou Aparecida Farias, diretora do Sesc em Sergipe.

O secretário da Sema, Alan Lemos, disse que o Dia Mundial do Meio Ambiente serve como uma data de reflexão sobre os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais. Alan considera o evento organizado pelo Sesc como de suma importância no desafio diário de educar as novas gerações acerca das questões ambientais.

“Um evento como esse, com crianças muito pequenas, traz essa preocupação do ambiente para suas consciências coletivas. Certamente elas terão uma relação com o ecossistema muito mais tranquila e equilibrada do que a minha geração. Hoje nós pagamos um preço alto por um desenvolvimento desordenado e que não considerou os aspectos ambientais. A Prefeitura de Aracaju tem, em eventos como esse, uma parceria estratégica para que a gente, por meio da educação ambiental, possa sedimentar esses conceitos e valores nesses jovens”, disse o secretário.


Programação


As atividades acontecem durante todo o dia, tendo início com o Espaço Bebêlendo com os pequenos da Escola Sesc e a abertura da exposição “Manguezal para Sentir”, onde as pessoas podem aprender sobre e até tocar alguns animais encontrados em mangues sergipanos.

A “Árvore do Livro” ainda tem roda de leitura, tapete sensorial, roda de conversa com o escritor Euler Lopes, bolha ambiental da Sema, espaço verde com diversas oficinas, espaço sustentável com jogos e brincadeiras indígenas, contação de histórias com Fátima Conceição, roda de conversa com Cleonice Pankaruru sobre alimentação, meio ambiente e identidade indígena. O Bibliosesc, biblioteca itinerante do Sesc, também está de portas abertas durante toda o dia.

“Nós, jovens, precisamos nos informar melhor sobre o assunto para mudar o nosso futuro e o das próximas gerações. Estou achando o evento bem interessante porque é uma porta de conhecimento para aprendermos, sob uma nova perspectiva, o que podemos fazer individual e coletivamente para causar menos impacto no meio ambiente, preservar os recursos da natureza, e permitir que o nosso planeta continue sendo um lugar habitável”, declarou Samara Melo, aluna do C. E. Jackson Figueiredo.

Árvore do Livro

Tags: , , ,
Autor : Helmo Góes | Agência Comércio
Categorias : Notícias, Notícias Educação